Para entendermos o protocolo FODMAP, precisamos primeiro saber que algumas doenças gastrointestinais que causam dores e desconfortos intestinais como síndrome do intestino irritável (que atinge mais de 11% da população mundial) não possui cura e a dieta Low FODMAP é muito indicada como tratamento.
“FODMAP” se refere à uma sigla em inglês, que significa: oligossacarídeos, dissacarídeos, monossacarídeos e polióis fermentáveis.
Em resumo, o nome se refere a carboidratos fermentáveis de cadeia curta que não são bem absorvidos ou são absorvidos de maneira muito lenta pelo intestino.
Cada vez mais tem se observado as especificidades da digestão e absorção de cada indivíduo. Há diferença na quantidade de produção de enzimas, reação a fermentação e tolerância aos alimentos.
Nesse protocolo se trabalha a diminuição ou exclusão dos carboidratos fermentáveis por grupo alimentares na dieta de acordo com a identificação de maior sensibilidade com duração total entre 8 a 9 semanas, sendo 2 a 6 semanas de fase de eliminação e 2 a 3 semanas de fase de reintrodução e adaptação.
Para entender melhor sobre esse protocolo, clique aqui para baixar gratuitamente meu e-book que explica de forma simples e didática como funciona todo o processo.
NOTA: Não execute o protocolo por conta própria, procure ajuda de um nutricionista.
*Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o seu nutricionista.
Siga nas redes sociais para se manter sempre atualizado.
Insta: @brunaferretenutri
Comments