top of page

Estrogênio e progesterona: Como impacta na mudança do hábito intestinal

Atualizado: 29 de jun.

Você repara que seu hábito intestinal muda conforme o seu período menstrual? Acredite, seus hormônios estrogênio e progesterona têm relação com esse evento. Vamos a explicação:


Segundo um levantamento, 73% das mulheres relatam desconfortos gastrointestinais como prisão de ventre, gases, distensão abdominal, intestino solto e até mesmo diarreia nos dias que antecedem ou durante a menstruação. Apesar de não entender o porquê desse assunto não ser tão falado, saiba que você não está só e muitas mulheres passam por essas mudanças. 


Se você tem uma menstruação mais regulada dentre os 28 dias, podendo varias de 26 - 32 dias, seu corpo durante esse período vai passando por diversas fases (fisiológico e emocional)  Basicamente, somos 1 mulher mas várias fases. Você poderia normalizar apenas a mudança de humor, mas saiba que há um motivo da função intestinal mudar também. Isso ocorre porque ao longo do nosso intestino, temos receptores nas células para os hormônios sexuais (estrogênio e progesterona), o que significa que toda mudança na produção desses hormônios vai gerar um impacto no funcionamento desse órgão. Vamos entender de forma clara esses ciclos: fase folicular, fase lútea e período menstrual.



estrogênio e progesterona
Gráfico dos hormônios femininos

Se você reparar no gráfico acima, a menstruação acontece dos dias 01 ao dia 05 do período. Após o término da menstruação, a fase folicular começa se estendendo até o período da ovulação. Nesse momento, o estímulo do FSH sobre os folículos no ovário, vai  fazer com que o estrogênio aumente progressivamente até alcançar seu pico. É esse pico que causa a liberação expressiva do LH que estimula a ovulação. A partir daí, esses 3 hormônios sofrem uma queda de seus níveis e há o aumento da progesterona.


Nessa primeira fase, nós tendemos a manter um padrão intestinal muito próximo do esperado “normal”. Isso porque o estradiol (classe do estrogênio) parece melhorar o tempo de trânsito e diminuir a percepção de dor e incômodo intestinal.


Inicia a fase lútea assim que acontece a ovulação e nesse momento, o estrogênio tende a aumentar mas não alcança os níveis mais altos porque é o momento da progesterona alcançar seu pico. O efeito da progesterona é bem mais sentido de forma que ela tende a tornar mais lento o tempo de trânsito intestinal, o que pode gerar constipação, sensação de empachamento, inchaço, gases e distensão abdominal. 


Após toda essa dança dos hormônios, o estrogênio e a progesterona sofrem uma queda abrupta, acontecem os piores dias de TPM e, logo em seguida, a menstruação. Como não houve fecundação, o endométrio se solta sendo expelido na forma de menstruação. 


Mas você pode me perguntar: Quando fico menstruada, normalmente, meu intestino fica solto, até mesmo tenho episódios de diarreia. 


Há ainda uma explicação para isso: 


O corpo libera ácidos graxos chamadas de prostaglandinas que são responsáveis por fazer o músculo liso do útero contraia e solte o endométrio que leva ao sangramento. Essa substância pode causar cólicas menstruais e dores abdominais por também afetarem o nosso intestino fazendo com que haja aumento na produção de fezes, a tal diarreia no período menstrual. 

E por que te trouxe todas essas informações? Porque quero te apresentar algumas estratégias para esse período:


Chás para Desinchar

1. Chá de Hibisco: Conhecido por suas propriedades diuréticas, o chá de hibisco ajuda a reduzir a retenção de líquidos e o inchaço.

2. Chá de Gengibre: Possui propriedades anti-inflamatórias e pode ajudar a reduzir o inchaço e aliviar as dores.

3. Chá de Dente-de-leão: Funciona como um diurético natural, ajudando na eliminação do excesso de líquidos.

4. Chá Verde: Além de ser diurético, é rico em antioxidantes que ajudam a desinchar e melhorar a digestão.


Fibras para ajudar o trânsito intestinal

Se você tem mais episódios de diarréia, use fibras solúveis que atrasam o trânsito intestinal. Agora, se você é mais constipada, use fibras insolúveis para ajudar a acelerar esse trânsito intestinal.


Alguns alimentos podem te ajudar

1. Banana: Rica em potássio e vitamina B6, ajuda a reduzir a retenção de líquidos e alivia as dores musculares.

2. Peixes Gordos: Salmão, sardinha e outros peixes ricos em ômega-3 possuem propriedades anti-inflamatórias que ajudam a reduzir as cólicas.

3. Chá de Camomila: Além de ser calmante, possui propriedades anti-inflamatórias que podem aliviar as cólicas.

4. Nozes e Amêndoas: Fontes de magnésio ajudam a relaxar os músculos e reduzir a dor.

5. Vegetais Verdes: Espinafre, couve e outros vegetais ricos em magnésio e cálcio ajudam a aliviar as dores menstruais.

6. Iogurte e Laticínios Fermentados: Ricos em cálcio e probióticos, ajudam a melhorar a digestão e aliviar as cólicas.


Algumas dicas adicionais

Beba bastante água, reduza o sal e a cafeína para ajudar a reduzir o inchaço e melhorar o funcionamento do intestino. Compressas quentes na região abdominal podem aliviar as dores menstruais. 


Quer saber como aplicar essas estratégias de forma personalizada? Marque uma consulta para que eu possa avaliar suas necessidades individuais e criar um plano alimentar específico para você. Não deixe para depois, sua saúde intestinal é fundamental para o bem-estar!




 _________________________________________________________________________________

*Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o seu nutricionista para entender melhor sobre seus hormônios estrogênio e progesterona.


Siga nas redes sociais para se manter sempre atualizado.


Kommentare


bottom of page