O aumento do consumo do vinagre de maçã revela uma pergunta muito importante:
Qual é o verdadeira finalidade do uso do vinagre de maçã?
Consumido há mais de 5 mil anos desde os povos da Babilônia com viés medicinal, ganhou aplicabilidade como tempero de saladas, legumes e conservas. Com alto
valor nutricional, o artigo é fonte de ácidos orgânicos (ácido acético, mas também do succínico, do ascórbico, do fórmico, do cítrico, do oxálico), flavonoides, polifenóis, vitaminas e minerais, além de pectina (fibra solúvel).
Vamos descobrir quais são os benefícios do vinagre de maçã que possuem estudos científicos e ainda estão em pesquisa (importante ressaltar):
Controle da glicemia - Diabetes Mellitus tipo 2 e Resistência à insulina
O vinagre de maçã pode colaborar com o controle glicêmico reduzindo níveis de glicose e insulina no sangue quando associado a uma dieta equilibrada.
Estudos sugerem o consumo deve ser feito antes das refeições diluído em água (entre 20ml - 40ml) promovendo melhora na sensibilidade à insulina pós-prandial em indivíduos com resistências e pessoas com Diabetes Mellitus tipo 2 (DM2).
O efeito positivo do vinagre de maçã ocorre devido ao ácido acético que possui capacidade inibitória na atividade de enzimas que quebram carboidratos (dissacarídeos), além de reduzir a glicólise e promover a síntese de glicogênio.
Diminuição do apetite
O consumo do vinagre pode levar a perda de peso não pelo uso direto mas sim pela capacidade de melhorar a sensação de saciedade. Essa diminuição do apetite terá como consequência uma ingestão menor de calorias podendo ocasionar perda de peso a longo prazo.
Os efeitos do consumo dele podem afetar outras funções do organismo como causar um atraso no esvaziamento gástrico além da melhora na sensibilidade e secreção da insulina já citada no tópico anterior.
Intestino - Candidíase
O vinagre de maçã possui um potencial antimicrobiano que colabora com a saúde vaginal e intestinal podendo combater bactérias e fungos causadoras de inflamações e infecções, inclusive a candidíase.
Controle do perfil lipídico e ação antioxidante
Por conta dos polifenóis, o consumo pode levar a uma melhora do perfil lipídico. O ácido acético pode promover redução dos triglicerídeos no sangue.
Essa atividade antioxidante ajuda a combater o estresse oxidativo no organismo, contribuindo para um retardamento do processo de envelhecimento acelerado.
Qualquer pessoa pode utilizar o vinagre de maçã? A resposta é não!
Os estudos apresentam um consumo de 1 colher de chá podendo chegar a 1 colher de sopa diluídos em água.
O consumo exagerado e até mesmo sem orientação podem levar a danos no esmalte, manchas e sensibilidade aumentadas nos dentes, aftas e queimações na garganta e no estômago, desconforto gastrointestinal, refluxo, arrotos e flatulência.
*Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o seu nutricionista.
*Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o seu nutricionista e conheça todos os benefícios do vinagre de maçã.
Siga nas redes sociais para se manter sempre atualizado.
Insta: @brunaferretenutri
Комментарии